Semana do Fandango Caiçara é celebrada em Guaraqueçaba (PR)

Semana do Fandango Caiçara de Guaraqueçaba

Acontece de 02 a 08 de outubro a Semana do Fandango Caiçara de Guaraqueçaba Mestre Janguinho. A programação é gratuita e conta com rodas de prosas, oficinas, exposição de artesanatos, homenagem aos mestres que já se foram, exposição fotográficas, debates sobre a salvaguarda do Fandango Caiçara e bailes. As atividades serão realizadas em diversos locais. Será um grande encontro com fandangueiros de Guaraqueçaba (PR), Ariri (SP) e Marujá (SP).

Batido e bailado, versos e toques, uma expressão musical-coreográfica-poética. Assim é o Fandango Caiçara, uma expressão festiva que abrange o litoral sul do estado de São Paulo e o litoral norte do estado do Paraná. A forma de expressão possui uma estrutura bastante complexa e se define em um conjunto de práticas que envolve o trabalho, o divertimento, a religiosidade, a música e a dança, prestígios e rivalidades, saberes e fazeres. Seu ambiente cultural envolve também a produção de instrumentos, a organização de mutirões e trabalhos de pesquisa.

A Semana do Fandango Caiçara de Guaraqueçaba Mestre Janguinho é uma realização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e do projeto Ô de casa; conta com o apoio do Grupo Marista de Guaraqueçaba, da Secretaria Municipal de Turismo, do Grupo Fandanguará, do Grupo Canutilho Temperado e do Instituto Federal do Paraná (IFPR). O projeto Ô de casa visa a mobilização e articulação de fandangueiros, grupos de fandango, instituições parceiras da sociedade civil e poderes públicos para fortalecer o contato, a cooperação e o intercâmbio entre eles fomentando assim a manutenção, difusão e divulgação do fandango caiçara. Além de Guaraqueçaba (PR), serão realizadas três reuniões locais de salvaguarda envolvendo o território cultural do fandango caiçara: em Cananéia (SP), Iguape (SP) e Ubatuba (SP). Nestes encontros locais estão previstos a realização de debate sobre a salvaguarda do fandango, respeitando as particularidades de cada região.

Mestre JanguinhoMestre Janguinho

A história de João Soares, que nasceu na comunidade de Rio Verde, em 06 de outubro de 1928, foi reconhecida e fonte de inspiração para criar em 2015 a Lei Municipal n.o 438/2015 que celebra o Dia do Fandango Caiçara Mestre Janguinho. Violeiro de Fandango Caiçara, prática que aprendeu com seu pai, Célio Gonçalves, foi um dos mais importantes nomes no cunho do resgate do Fandango Caiçara na região. Sua atuação foi fundamental para inspirar que novas gerações tomassem gosto pela tradição. Por sua dedicação e importante papel para a continuidade do fandango, foi homenageado, ainda em vida, em 2008 durante o II Encontro de Fandango Caiçara Mestre Janguinho.

O Fandango Caiçara foi reconhecido pelo Iphan como Patrimônio da Cultura Imaterial do Brasil em 2012. Desde 2006 existia um processo para a consolidação da salvaguarda deste bem cultural, prezando pelo diálogo e a manutenção da identidade caiçara, sobretudo pelo viés de sua musicalidade

Serviço:
Semana do Fandango Caiçara de Guaraqueçaba (PR)
Data:
02 a 08 de outubro de 2017
Local: Vários locais (consultar programação diária)

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br
Fernanda Pereira – fernanda.pereira@iphan.gov.br
Yara Diniz – yara.diniz@iphan.gov.br
(61) 2024-5534 – 2024-5504
(61) 99381-7543
www.iphan.gov.br
http://www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
http://www.youtube.com/IphanGovBr

Fonte: ASCOM/Iphan. Matéria publicada em 03/10/2017 no portal http://www.iphan.gov.br

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: