Reunião do Comitê Gestor da Salvaguarda da Capoeira

Flyer Frente e verso 15x20 frente

A cidade de Guarapuava receberá, entre os dias 10 e 11 de abril de 2017, reunião do Comitê Gestor da Salvaguarda da Capoeira no estado do Paraná.

Realizado na Casa da Cultura de Guarapuava (Rua Alcione Bastos, nº 211, Centro), espaço cedido pela Prefeitura Municipal, o encontro será aberto a toda a comunidade interessada, e contará com a presença de capoeiristas e Mestres de Capoeira de diversas regiões do estado. Está confirmada a presença de integrantes do Comitê Gestor provenientes das cidades de Cascavel, Curitiba, Londrina, Maringá, Matinhos, Paranaguá, São José dos Pinhais e Toledo.

O Comitê Gestor da Salvaguarda da Capoeira no Paraná foi formado em novembro de 2012, tendo sua primeira composição renovada entre novembro e dezembro de 2015 numa série de 4 encontros regionais (cartazes em anexo). Nesses encontros, os capoeiristas participantes se credenciaram para escolherem os representantes de suas respectivas regiões (Oeste, Norte e Litoral, além de Curitiba e Região Metropolitana Estendida). Depois de passar por várias regiões paranaenses ao longo desses 4 anos de existência, será a primeira vez que uma reunião desse comitê será sediada num município da região central do estado.

O comitê vem atuando como colegiado consultivo e orientador das ações de valorização e salvaguarda da Capoeira realizadas pelo Iphan no Paraná, decorrentes do compromisso assumido quando do reconhecimento da Roda de Capoeira e do Ofício dos Mestres de Capoeira como “Patrimônio Cultural Brasileiro” de natureza imaterial, em 2008. Além desse reconhecimento pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), órgão do governo federal ligado ao Ministério da Cultura, a Roda de Capoeira também foi chancelada em 2014 como “Patrimônio Imaterial da Humanidade” pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

Anúncios

Sobre Iphan/PR

Há mais de 60 anos, o Iphan vem realizando um trabalho permanente de identificação, documentação, proteção e promoção do patrimônio cultural brasileiro. A 10ª Coordenação Regional, atual Superintendência Estadual do Iphan em Curitiba, surgiu a partir da evolução do Escritório Técnico do Paraná, criado em 1984 e subordinado até 1990 à 9ª CR.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s