Dia 26/10 – Lançamento do livro Preservação do Patrimônio Edificado: a questão do Uso

No dia 26 de outubro, o Sesc Paço da Liberdade sediará o lançamento do livro Preservação do Patrimônio Edificado: A Questão do Uso, do arquiteto Cyro Corrêa Lyra. Uma conversa com o autor e seus convidados também faz parte da programação.

O bate papo contará com a presença de Rosina Parchen (Coordenadora de Patrimônio do Estado do Paraná), Sérgio Pires (Presidente do IPPUC) e Marcos Cordiolli (Presidente da Fundação Cultural de Curitiba).

livro_cyro

O livro chama atenção para um aspecto central da política de preservação do patrimônio cultural nos dias de hoje: a intensificação e atualização do uso e da apropriação de monumentos e sítios urbanos protegidos. Em oito capítulos, o arquiteto Cyro Corrêa Lyra trata desde a reutilização do patrimônio edificado até a revitalização na obra de arquitetura, passando por uma exploração da experiência brasileira.

O uso cotidiano da obra arquitetônica é objeto de indagação na primeira parte do livro que examina a importância dada ao assunto na história da preservação, destacando a experiência francesa, que influenciou a organização da proteção do patrimônio no Brasil, passando ainda pela utilização do patrimônio edificado nas resoluções internacionais.

A segunda parte aborda a experiência brasileira por meio de uma revisão da história da ação federal de preservação do patrimônio construído, abrangendo a formação teórica e prática do arquiteto de patrimônio. O autor traz ainda uma síntese da ação e do pensamento sobre o patrimônio e encerra a segunda parte do livro apresentando dois exemplos de requalificação urbana da orla marítima: o projeto do parque do Flamengo e o projeto Porto Maravilha, ambos na cidade do Rio de Janeiro.

Serviço: 
Lançamento – Preservação do Patrimônio Edificado: a questão do uso 
Data:
 dia 26 de outubro, quarta-feira, às 17h00.
Local: Sesc Paço da Liberdade – Sala de Atos (lotação 66 lugares)
Endereço: Praça Generoso Marques. Centro – Curitiba

Entrada gratuita mediante retirada de ingressos na bilheteria.

Os livros serão distribuídos gratuitamente no dia do evento, de acordo com a capacidade da sala. 

Após o evento de lançamento, os interessados em adquirir um exemplar deverão contatar o setor de publicações do Iphan, através do email:

publicacoes@iphan.gov.br

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s