ARTEFRICANIDADE

Entre os dias 14 e 15 de novembro aconteceu o ‘ARTEFICANIDADE’, evento promovido pelo Centro de Estudos da Cultura Afro-brasileira, – CECAB, em São José dos Pinhais, no Paraná. Estiveram presentes no evento os mestres Meinha (SP),  Macaco Santana (SP),  Zumbi (SP),  Lito (PR),  Walter (PR),  Bacico (PR),  Pé De Vento (PR), convidados e alunos interessados.

O encontro teve início com a Mostra Cultural do CECAB, onde alunos do centro expuseram representações da cultura afro-brasileira por meio de obras, de objetos como pecas de indumentária, instrumentos musicais e também de  culinária típica.

A tarde deu-se início à Oficina de Capoeira Angola, com o Mestre Meinha.  Na oficina participaram alunos professores e mestres, o que promoveu uma grande integração e troca de experiências. Em seguida, a Roda de Capoeira com o Mestre Meinha e os participantes da oficina envolveu a todos.

Ao fim da tarde, o Concurso ‘Revivendo Carybé’,  em cooperação com a Escola Estadual Afonso Pena, envolveu a participação de alunos do CECAB num trabalho de reinterpretação das obras do artista Carybé, pintadas sobre as camisetas da associação.

Para esse concurso foram convidados os representantes de instituições, envolvidas com a temática: Elizete Cogo, Servidora do Iphan-PR, Graduada em Moda pela UCS e Graduanda em Artes Visuais pela UFPR; Cristiane Silva, Pedagoga do Colégio Estadual Afonso Pena; Mestre Bacico, Mestre em Capoeira e Professor  de Artes da UFPR Litoral; Patrik Oliveira, representante da Secretaria de Cultura de São José dos Pinhais; e Vânia Sigwalt, Artesã, Graduada em Artes e Pós-Graduada em História da Arte.

Concorreram aos prêmios os alunos: Yasmin Lopes, Amanda Felix, Allan Castilho, Gabriel Henrique Gonçalves, Sheron Jasmine Morais, Glória Stela Rocha (ganhadora segundo lugar), Matheus Marinho, Vítor Henrique Gonçalves (ganhador 3 lugar), Marcelo Godoy, Everton Nascimento, Gabriel Ferreira Nascimento, Breno mello (ganhador 1 lugar)

O resultado dos trabalhos surpreendeu aos jurados, que premiou com um troféu os alunos vencedores:

Breno mello, emganhador 1 lugar;

Glória Stela Rocha, em segundo lugar;

Vítor Henrique Gonçalves, em ganhador 3 lugar.

Ao entardecer houve uma animada Roda de Capoeira para os alunos do CECAB e convidados. Posteriormente, a noite encerrou com um agradável Samba de Roda.

Na manhã do dia 15 de novembro a programação iniciou com uma Oficina de Desenvolvimento de Trabalho, em grupo com Devair Silva, com grande participação.

O evento da CECAB encerrou com uma saborosa feijoada, com Samba de Roda, quando todos os presentes puderam participar e festejar o sucesso do encontro.

Anúncios

Sobre Iphan/PR

Há mais de 60 anos, o Iphan vem realizando um trabalho permanente de identificação, documentação, proteção e promoção do patrimônio cultural brasileiro. A 10ª Coordenação Regional, atual Superintendência Estadual do Iphan em Curitiba, surgiu a partir da evolução do Escritório Técnico do Paraná, criado em 1984 e subordinado até 1990 à 9ª CR.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s