3º Encontro Internacional de Capoeira de Cambé

IMG_0117

Entre os dias 11 e 13 de setembro de 2015 aconteceu o 3º Encontro Internacional de Cambé, em Cambé, norte do Paraná. O encontro foi promovido pelo Mestre Guanabara e pela Associação de Capoeira Engenho Novo e contou com a presença de capoeiristas do Paraná, de Santa Catarina e de São Paulo.  Aconteceram no evento palestras e oficinas, ministradas pelos mestres Zumbi (SP), Macaco Santana (SP), Kunta Kintê (PR) e Hélio (SP), e pelos professores Chocolate (SP), Bbzão (SP) e Adriano (SC).

IMG_9913Com o evento, foi realizada uma reunião na Câmara Municipal de Vereadores de Cambé, destinada aos vereadores e gestores do munícipio. As finalidades da reunião foram de esclarecer os sobre o registro da Roda de Capoeira e do Ofício de Mestre como Patrimônio Imaterial do Brasil, registrado pelo Iphan em 2008; e de sensibilizar a gestão municipal sobre a valorização dos mestres locais e a criação de políticas públicas e leis municipais para capoeira, em acordo com as ações de salvaguarda realizadas no Paraná pelo Governo Federal. Estiveram presentes na reunião: Mestre Índio, Mestre Guanabara, Professor Oscar da Associação Engenho Novo, representantes da capoeira; Marcio Martim, Secretário de Cultura de Cambé; Paulo Soares, Vereador e Presidente da Câmara Municipal de Cambé; André Moreira, Diretor de Esportes; Fabio Fernandes; Juliano Martins Doberstein, historiador do Iphan/PR; Geslline Giovana Braga Consultora da Unesco para Difusão da Política de Patrimônio Imaterial no Brasil.

IMG_0044Durante o evento, aconteceu a Terceira Reunião do Comitê Gestor da Capoeira no Paraná de 2015, onde estiveram presentes os membros: Mestre Lito, Mestre Mestrinho e Mestre Praia Grande, Contramestre Danilo, professora Yuna, também participaram Mestre Guanabara, Mestre Kunta Kintê, Mestre Chupim, Mestre Walter, Mestre Brasil, Contramestre Lontra, professor Oscar, professora Lissandra, Contramestre Angolinha e Shirlei. Na ocasião foram discutidos pedidos de apoio a eventos e questões relativas às eleições para renovação do Comitê Gestor, que serão descentralizadas como forma de atingir o maior número de capoeiristas do estado.

As etapas das eleições acontecerão nas seguintes datas:

Etapa Oeste, 13 e 14 de novembro, em Foz do Iguaçú;

Etapa Norte, 20 de novembro, em Maringá;

Etapa Litoral, 27 e 28 de novembro, em Paranaguá;

Etapa Região Metropolitana e Região Sul, 12 de dezembro,  em Curitiba.

O Iphan-PR e o Comitê Gestor da Salvaguarda da Capoeira lançaram na ocasião uma exposição fotográfica, alusiva à primeira gestão do comitê, retratando as reuniões e os eventos apoiados pelo Iphan. Até o final deste ano a mostra itinerante seguirá para os próximos eventos apoiados e para as reuniões de renovação.

Acompanhe o blog do Iphan-PR inscrevendo-se e receba em seu e-mail as divulgações com mais detalhes do encontro como: locais, programação e regimento das eleições.

Anúncios

Sobre Iphan/PR

Há mais de 60 anos, o Iphan vem realizando um trabalho permanente de identificação, documentação, proteção e promoção do patrimônio cultural brasileiro. A 10ª Coordenação Regional, atual Superintendência Estadual do Iphan em Curitiba, surgiu a partir da evolução do Escritório Técnico do Paraná, criado em 1984 e subordinado até 1990 à 9ª CR.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s