3º Encontro Internacional de Capoeira

cartaz M

O 3° Encontro Internacional de Capoeira será realizado na cidade de Cambé-PR, entre os dias 11 e 13 deste mês. O evento contará com rodas de capoeira, aulas e oficinas com mestres e capoeiristas de todo o Paraná e de outros estados, além de homenagens e mostras de trabalhos realizados pelas crianças dos projetos atendidos pela associação.

O evento apresentará aos participantes o trabalho social realizado pela Associação Engenho Novo e evidenciará a importância, a conscientização e a valorização da cultura, do esporte e da capoeira para a comunidade de Cambé.

O encontro tem como objetivos homenagear Mestre Zulu (Claudeomir Castilho Vieira) pelo mérito de implantar aulas de capoeira em escolas públicas e apresentar a capoeira em suas vertentes como folclore, luta, folguedo, educação, cultura e cidadania. Um dos principais objetivos do encontro é promover o conhecimento, a participação e a troca de informações na vivência da capoeira, provocando o interesse pela cultura afro-brasileira na comunidade, com o objetivo de atingir todas as idades e segmentos sociais.

Outro propósito é o de oportunizar que educadores e gestores das escolas participem de debates sobre a contribuição da capoeira como educação, cidadania e história do Brasil, com o objetivo de contribuir com a lei 10.639/03  e valorizar a salvaguarda da Roda de Capoeira e do Ofício dos Mestres de Capoeira como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil e como Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco.

Durante as atividades, será realizada reunião do Comitê Gestor de Salvaguarda da Capoeira no Paraná, promovida pelo Iphan, assim como a primeira exibição da mostra fotográfica itinerante “Salvaguarda da Capoeira no Paraná – 2012/2015”.

Clique e veja a programação completa:cartaz capoeira programacao - final

Anúncios

Sobre Iphan/PR

Há mais de 60 anos, o Iphan vem realizando um trabalho permanente de identificação, documentação, proteção e promoção do patrimônio cultural brasileiro. A 10ª Coordenação Regional, atual Superintendência Estadual do Iphan em Curitiba, surgiu a partir da evolução do Escritório Técnico do Paraná, criado em 1984 e subordinado até 1990 à 9ª CR.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s