Lançamento do livro “Centro histórico: entre a preservação e a dinâmica urbana”

Convite Leticia Nardi

O livro “Centro histórico: entre a preservação e a dinâmica urbana” da arquiteta e urbanista Letícia Nardi será lançado em agosto nas cidades de Curitiba e Paranaguá, no Paraná.

No dia 13 de agosto, o lançamento será na Livraria Saraiva do Shopping Cystal Plaza, em Curitiba.

No dia 14 de agosto, o lançamento acontecerá na Casa Dacheux, localizada na Rua Conselheiro Sinimbu, Centro Histórico, na frente da Catedral Nossa Senhora do Rosário, em Paranaguá.

A arquiteta  tem como objeto de análise o centro histórico de Paranaguá, tombado pelo Iphan desde 2009. Para compreender de maneira mais ampla o centro histórico no contexto das cidades contemporâneas, a autora analisa a relação entre os valores atribuídos a esse bem cultural pela visão própria do campo do patrimônio e os valores construídos no interior desse espaço urbano que é cotidianamente praticado por seus usuários.

Partindo do campo patrimonial, que considera os centros históricos como os testemunhos mais tangíveis da diversidade cultural, religiosa e social da humanidade, o texto agrega conceitos da arquitetura e urbanismo e da antropologia urbana com o intuito de imprimir uma visão abrangente e interdisciplinar que auxilie na compreensão da relação entre os aspectos materiais e subjetivos inerentes ao patrimônio urbano.

Na análise da dinâmica urbana são considerados os usos que ocorrem no centro histórico de Paranaguá, investigados a partir de observações in loco, interlocuções com os praticantes ordinários da cidade, entrevistas, documentos e registros audiovisuais; mas também uma dinâmica de permanências e transformações referenciada em dados históricos, geográficos, iconográficos e jurídicos, focando três temas: a relação da cidade com o Rio Itiberê, as trocas comerciais e a religiosidade.

Essa perspectiva reúne aspectos que fazem parte de um universo pouco explorado na gestão dos centros históricos, imprescindível a uma compreensão mais ampla desse espaço urbano, visando o estabelecimento de uma postura mais mediadora nas decisões a respeito do patrimônio urbano.

Venha prestigiar o lançamento deste livro!

Anúncios

Sobre Iphan/PR

Há mais de 60 anos, o Iphan vem realizando um trabalho permanente de identificação, documentação, proteção e promoção do patrimônio cultural brasileiro. A 10ª Coordenação Regional, atual Superintendência Estadual do Iphan em Curitiba, surgiu a partir da evolução do Escritório Técnico do Paraná, criado em 1984 e subordinado até 1990 à 9ª CR.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s