8º Encontro de Angoleiros do Centro Cultural Asa Branca  – Ações de Salvaguarda no Paraná

IMG_1211Aconteceu entre os dias 01 e 03 de maio o 8º Encontro de Angoleiros do Centro Cultural Asa Branca, em Colorado, norte do Paraná. O encontro, realizado pelo Mestre Lito, contou com o apoio da Prefeitura Municipal, da Superintedência do Iphan no Paraná e do Comitê Gestor da Salvaguarda da Capoeira no Paraná. Estiveram presentes como convidados do evento: Mestre Silveira (PR), Mestre Kunta Kinte (PR), Mestre Mestrinho (PR), Mestre Chupim (PR), Mestre Walter (PR), Mestre Guanabara (PR), Mestre Bode Seco (PR), Mestre Zumbi (SP), Mestre Moreno (SP), Mestre Macaco Santana (SP), Mestre Helinho (SP) e Mestre Piauí (SP).

Durante o evento foram realizadas palestras, oficinas, rodas de capoeira, bate-papos e a reunião do Comitê Gestor da Salvaguarda da Capoeira no Paraná. As palestras realizadas na Casa de Cultura de Colorado tiveram seguintes temáticas: Capoeira e Mulher, com Professora Yuna; Capoeira e Show, com Mestre Chupim; Capoeira e Malandragem, com Mestre Macaco Santana; Capoeira e Família, com Mestre Guanabara; Capoeira Desportiva, com Mestre Silveira; Capoeira e Superação, com Mestre Zumbi; Capoeira e Educação Especial, com Mestre Mestrinho. Nesta palestra, o Mestre Mestrinho apresentou o seu aluno Mestre Sirso, que graças à capoeira passou a desenvolver a fala. Na ocasião foi exibido o documentário sobre o evento “Iê Viva Meu Mestre: Mestre Ananias Pedra 90”, realizado pelo Mestre Kunta Kinte, em novembro de 2014, que contou com o apoio do Iphan-PR. O vídeo é  o primeiro de uma série produzida a cada evento, em breve disponível na Internet.   Também foram realizadas aulas, treinos e três rodas de capoeira na Praça Central de Colorado.

A pauta da Reunião do comitê teve os seguintes tópicos: informação sobre a situação atual do Iphan quanto a disponibilidade de recursos para Salvaguarda da Capoeira no Paraná; renovação do Comitê Gestor da Capoeira no Paraná; avaliação de pedidos para apoio a eventos; III Congresso Unitário de Capoeira, Grupo de Estudos de Capoeira; e apoio a publicações.  Como resultados do encontro, o comitê apoiou  a proposta de eleições descentralizadas nas regiões do estado para a próxima gestão e o processo de eleição, a ser realizado a partir do segundo semestre; reforçou que os pedidos de apoio a eventos podem ser direcionados aos representes regionais, e que estes se responsabilizarão por submeter as propostas ao comitê; discutiu a possibilidade de apoio parcial a eventos para contemplar mais atividades; aprovou o apoio ao “III Festival de Capoeira Angola Agosto”, a ser realizado em Matinhos, entre os dias 14 e 16 de agosto; ao “III Festival Interestadual de Capoeira”, a ser realizado em Outubro de 2015; aprovou a realização do Grupo de Estudos sobre Capoeira e a publicação do livro “As aventuras de Kabila”, de Luzia Carrera Gonçalves. Estiveram presentes nessa reunião os membros: Mestre Mestrinho, Professor Danilo, Mestre Lito, Contra Mestre Lontra (representando Mestre Bacico), Mestre Silveira e a Professora Yuna.

O Comitê Gestor da Salvaguarda da Capoeira no Paraná foi instituído em 2012 com o objetivo de realizar as ações descentralizadas de Salvaguarda da Capoeira, previstas no Dossiê de Registro da Roda de Capoeira e do Ofício dos Mestres como Patrimônio Imaterial do Brasil. Com dois anos de atividades, o comitê orientou as ações de apoio institucional do Iphan direcionadas aos eventos de capoeira, o que promoveu momentos de intensa convivência, troca de experiências e aprendizado entre os participantes, os colaboradores e as instituições envolvidas.

Veja o slide de fotos de

Geslline Gionana Braga:

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Anúncios

Sobre Iphan/PR

Há mais de 60 anos, o Iphan vem realizando um trabalho permanente de identificação, documentação, proteção e promoção do patrimônio cultural brasileiro. A 10ª Coordenação Regional, atual Superintendência Estadual do Iphan em Curitiba, surgiu a partir da evolução do Escritório Técnico do Paraná, criado em 1984 e subordinado até 1990 à 9ª CR.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s