Mestres e Grupos de Guaraqueçaba recebem título do Fandango Caiçara como Patrimônio Cultural do Brasil

No último dia 10 de março, aconteceu na Câmara Municipal de Guaraqueçaba a entrega das certidões do Fandango Caiçara como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil para os Mestres do Fandango e demais detentores, vindos do continente e das ilhas pertencentes à cidade. Estiveram presentes na cerimônia os Mestres Agostinho Pereira, Anibal Araújo, Antonio Dias, Antonio Rosa Viana, Heraldo Pereira, João Gonçalves, José Carlos Constantino, José Hipolito Muniz, Laurentino Souza, Leonildo Pereira, Miquilina Viana, Nilo Pereira, Pedro Miranda e Umberto Soares,  vereadores do município, o Secretário  de Turismo e Cultura e o Superintendente do Iphan-PR.

Mestres Nilo Pereira e Laurentino destacaram em suas falas a necessidade de ações para a continuidade e transmissão dos saberes do Fandango na cidade: “Eu já fui pra Brasília, já fui pra o Brasil todo levar nosso Fandango. E vocês tem que apreender para o Fandango e o nosso futuro aqui em Guaraqueçaba não acabar”, disse Mestre Nilo.

Baile de fandango com os mestres

Baile de fandango com os mestres

O geógrafo Alexandre Pimentel, um dos pesquisadores do Projeto Museu Vivo do Fandango, salientou em sua fala a importância de ações do poder público, incluindo as iniciativas municipais, para a continuidade, divulgação e difusão do fandango na cidade.

Discussões sobre ações para Salvaguarda do Fandango- Geslline Braga

Discussões sobre ações para Salvaguarda do Fandango

Em seguida aconteceu uma reunião para debater as ações de salvaguarda do fandango.  Entre os temas discutidos estiveram a realização do III Encontro do Fandango e Cultura Caiçara, inicialmente previsto para 2014 e que se buscará viabilizar em 2015, a necessidade da participação dos fandangueiros no Plano de Manejo do Parque Nacional do Superagui , o direito a uso da madeira e as possibilidades de remuneração para os mestres mais velhos.

Grupo Raízes Fandangueiras, de Superagui,  participando da runião de Salvaguarda Geslline Braga

Grupo Raízes Fandangueiras, de Superagui, participando da runião de Salvaguarda

 

 

 

 

 

 

 

Veja abaixo o slide do evento.

Fotos de Geslline Giovana Braga

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

Sobre Iphan/PR

Há mais de 60 anos, o Iphan vem realizando um trabalho permanente de identificação, documentação, proteção e promoção do patrimônio cultural brasileiro. A 10ª Coordenação Regional, atual Superintendência Estadual do Iphan em Curitiba, surgiu a partir da evolução do Escritório Técnico do Paraná, criado em 1984 e subordinado até 1990 à 9ª CR.

2 pensamentos sobre “Mestres e Grupos de Guaraqueçaba recebem título do Fandango Caiçara como Patrimônio Cultural do Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s