A Superintendência do Iphan-PR amplia seu espaço

 

O Iphan-PR inicia a obra de ampliação da sua sede.

Sede da Superintendência do Iphan-PR

Sede da Superintendência do Iphan-PR

A ser edificada ao lado da sede atual, a construção do anexo visa à melhoria dos trabalhos, do atendimento ao público e sua ocupação permitirá a restauração e preservação da casa sede, que é considerada um dos exemplares da arquitetura paranaense em madeira.

A construção, de três andares, abrigará as áreas técnica e administrativa, a biblioteca e demais setores do instituto. Na casa de madeira permanecerá a recepção, a sala de reuniões e o gabinete da superintendência.

A casa de madeira, característica da imigração européia, foi construída por volta de 1920 em uma chácara situada no bairro do Portão, na cidade de Curitiba, e adquirida pelo Iphan no ano de criação do seu escritório paranaense. Depois de desmontada, a edificação foi trasladada para o endereço atual, no bairro Juvevê.

O prédio do anexo, em arquitetura contemporânea, foi projetado de forma a dialogar harmonicamente com a edificação atual e será implantado nos fundos e no nível mais baixo do terreno.

Perspectiva do prédio do anexo, em fase de infraestrutura.

Perspectiva do prédio do anexo, em fase de infraestrutura.

A superintendência realiza inventários, estudos e pesquisas na área de preservação do patrimônio cultural, obras de restauração e fiscalização de bens tombados e sítios arqueológicos, atividades de educação patrimonial, promoção e difusão do patrimônio cultural em suas múltiplas vertentes e desde 2007 é responsável pela gestão dos bens – com valor histórico, artístico e cultural – do patrimônio ferroviário oriundo da antiga RFFSA – Rede Ferroviária Federal S.A. Com atuação multidisciplinar, o instituto mobiliza os campos de conhecimento da História, Arquitetura, Arte, Antropologia, Arqueologia e da Educação.

O Estado do Paraná possui bens tombados em nível federal desde 1938. Entre esses bens estão o Antigo Paço Municipal, em Curitiba; o Engenho de Mate da Rondinha, em Campo Largo; a Igreja Matriz de São Luís, em Guaratuba; a Casa do Coronel Joaquim Lacerda, a Igreja Matriz de Santo Antônio, a Casa onde faleceu o Coronel Gomes Carneiro e o Teatro São João, na Lapa; e o antigo Colégio dos Jesuítas, a Igreja São Benedito, Igreja Ordem Terceira São Francisco de Chagas e a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres da Ilha do Mel, em Paranaguá.

Além desses, são tombadas duas coleções museológicas, diversos bens do patrimônio ferroviário da antiga RFFSA e os Centros Históricos das cidades da Lapa, Paranaguá e Antonina.

No final de 2012 o Fandango Caiçara – expressão cultural do litoral paranaense e paulista – foi registrado como Patrimônio Cultural Brasileiro. A Roda de Capoeira, além de registrada desde 2008 como Patrimônio Cultural Brasileiro, foi reconhecida em 2014 como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, pela Unesco – Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura. No campo do patrimônio imaterial, a superintendência do Iphan no Paraná tem executado e acompanhado ações de identificação, reconhecimento, valorização e salvaguarda de referências culturais paranaenses.

O Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu e a Mata Atlântica – Reservas do Sudeste, também integram a lista do Patrimônio Mundial pela Unesco.

 

Endereço da sede do Iphan-PR: Rua José de Alencar, nº 1808 – Bairro Juvevê, Curitiba – PR, CEP: 80.040-070

Contatos da sede: (41) 3264-7971; iphan-pr@iphan.gov.br

Blog Iphan-PR: https://iphanparana.wordpress.com

 

Veja abaixo o slide com imagens da sede e início das obras:

Fotos de Elizete Cogo


Este slideshow necessita de JavaScript.

















 

 

 

Anúncios

Sobre Iphan/PR

Há mais de 60 anos, o Iphan vem realizando um trabalho permanente de identificação, documentação, proteção e promoção do patrimônio cultural brasileiro. A 10ª Coordenação Regional, atual Superintendência Estadual do Iphan em Curitiba, surgiu a partir da evolução do Escritório Técnico do Paraná, criado em 1984 e subordinado até 1990 à 9ª CR.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s