Mestres de Capoeira têm o ofício reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade

Elizete Cogo (28)

A roda de capoeira foi considerada como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, neste dia 26 de novembro de 2014, em Paris. Esse título, como afirma a ministra interina da cultura, Ana Cristina Wanzeler, é um “reconhecimento muito importante para a cultura brasileira.”

Uma das mais tradicionais expressões do povo brasileiro, essa manifestação cultural vem conquistando o espaço desejado à sua valorização como referência brasileira.

Comemorando esse reconhecimento a Superintendência do Iphan – PR realizou no dia 03 de dezembro de 2014, na Cinemateca de Curitiba, a entrega de certificados aos Mestres de Capoeira e dos dossiês do Registro da Capoeira como Patrimônio Imaterial do Brasil. Na ocasião houve o lançamento do documentário “Iê: Capoeira em Curitiba” e ao final um coquetel de confraternização.

O evento foi um sucesso.  O auditório da Cinemateca estava superlotado.

A titulação de Patrimônio Cultural do Brasil ao Ofício dos Mestres de Capoeira foi entregues a 40 Mestres do Paraná. Esse reconhecimento do poder público despertou forte emoção entre os homenageados e ocasionou animação na plateia.

Receberam Títulos:

De Curitiba: Mestre Alemão, Mestre Amilton, Mestre Kanelão, Mestre Corró, Mestre Dea , Mestre Kinkas , Mestre Maluco Borracha, Mestre Marlon, Mestre Parafuso, Mestre Pé-de-Vento, Mestre Pernambuco, Mestre Pop Line , Mestre Sapo (representado pelo graduado Taz), Mestre Sergipe e Mestre Silveira; De Londrina: Mestre Dragão, Mestre Guanabara e Mestre índio do Santo Amaro; De Cascavel: Mestre Mestrinho; De Goioerê: Mestre Azulão; De Colorado: Mestre Lito; De Maringá: Mestre Luiz e Mestre Chuppim; De Matinhos: Mestre Bacico, Mestre Wando, Mestre Saruê e Mestre Praia; De Morretes: Mestre Lindomar; De Paranaguá: Mestre Chinho, Mestre Juca, Mestre Zé Carlos e Mestre Walter; De Pontal do Paraná: Mestre King Black; Mestre Luís e Mestre Santa; De São José dos Pinhais: Mestre Kunta; De São Pedro do Iguaçu: Mestre Niquinha; De Toledo: Mestre Carlinhos.

Na continuidade das ações de salvaguarda da Capoeira do Paraná, sob responsabilidade do Iphan-PR, o Comitê Gestor vem direcionando as ações do poder público no sentido de viabilizar as demandas dos detentores, fortalecendo o grupo e colaborando para a continuidade desse bem cultural. Dentre essas necessidades, está a valorização dos Mestres de Capoeira.

A titulação entregue na noite de quarta-feira no auditório da Cinemateca pode se juntar a outras iniciativas governamentais, articuladas em função das reivindicações da sociedade. Segundo o site da Câmara dos Deputados: “a Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados aprovou proposta que valoriza, inclusive financeiramente, os mestres responsáveis pela difusão da tradição oral do Brasil”. Ainda de acordo com o site: “O substitutivo ainda será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Em caso de aprovação nas comissões, o texto poderá seguir diretamente para a análise do Senado.”

Veja a matéria da Câmara dos Deputados no site:

http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/EDUCACAO-E-CULTURA/478576-COMISSAO-DE-CULTURA-APROVA-VALORIZACAO-DE-MESTRES-RESPONSAVEIS-POR-DIFUNDIR-TRADICAO-ORAL.html

Esse Projeto de Lei que tramita na Câmara, se aprovado poderá ser uma das formas de valorização dos Mestres de Capoeira.

Veja também a matéria sobre o evento veiculada na Gazete do Povo desse domingo:

http://www.gazetadopovo.com.br/cadernog/conteudo.phtml?id=1518695&tit=Noticia-de-Paris-faz-soar-os-berimbaus

Abaixo, o slide de fotos do evento:

Fotos de Elizete Cogo

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

4 pensamentos sobre “Mestres de Capoeira têm o ofício reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade

  1. Quero parabenizar toda a equipe do Iphan, Paraná que vem trabalhando incessante mente, para organizar e cadastrar os mestres de capoeira do Estado do Paraná,e todos os eventos e registros já citados em vários documentários, com estima e apreço, parabéns a todos Mestre Pé de vento.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s