Capoeira e Clubes Sociais Negros – Ações de Salvaguarda no Paraná

Nos próximos dias 02 e 03 de dezembro, o Iphan realizará dois eventos ligados ao Registro do Patrimônio Imaterial Brasileiro, em Curitiba.

O 1º Encontro dos Clubes Sociais Negros do Paraná acontecerá na terça-feira (02/12),  na Biblioteca Pública do Paraná, com o objetivo de reunir representantes dos clubes e demais interessados para um debate sobre o processo de Registro de Bens de Natureza Imaterial e ações de Salvaguarda.  E na quarta-feira (03/12) será realizada a Celebração da Roda de Capoeira como Patrimônio Imaterial da Humanidade – Unesco, na Cinemateca de Curitiba, com o lançamento do documentário “Iê: Capoeira em Curitiba”.

As atividades relacionadas aos eventos são gratuitas e as inscrições para o 1º Encontro dos Clubes Sociais Negros do Paraná já começaram!

Confira a programação e saiba como inscrever-se.

convite_clubesnegros_IphanPR_baixa1º Encontro dos Clubes Sociais Negros do Paraná

O encontro faz parte do mapeamento dos Clubes Sociais Negros do Paraná para o processo de Registro dos clubes como Patrimônio Cultural do Brasil, e desenvolve-se por meio de uma parceria do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) com a Unesco (Organização das Nações Unidas para Ciência, Educação e Cultura), com a Seppir (Secretaria para Promoção da Igualdade Racial) e com a Fundação Palmares.

Estarão presentes no encontro os representantes do Clube Rio Branco (Guarapuava); do Clube Literário e Recreativo Treze de Maio (Ponta Grossa); da Sociedade Recreativa dos Campos Gerais (Castro); do Clube Estrela da Manhã (Tibagi) e da Sociedade Treze de Maio (Curitiba).

A programação inclui uma apresentação do mapeamento realizado no segundo semestre de 2014, com a exibição de um vídeo com as entrevistas realizadas nas sedes dos Clubes em Curitiba e no interior do Paraná. Será formado um Grupo de Trabalho para discussão das prioridades de ações de salvaguarda para os Clubes Sociais Negros no Paraná.

O evento é aberto a pesquisadores, aos movimentos negros e ao público em geral. Os interessados devem se inscrever até o dia 01 de dezembro, pelo e-mail: encontro.clubesnegros@iphan.gov.br

Haverá entrega de certificado aos participantes.

1º Encontro Clubes Sociais Negros do Paraná

02/12 ǀ terça-feira, a partir das 8h30

Local: Biblioteca Pública do Paraná. Rua Cândido Lopes, nº 133, Centro de Curitiba – PR.

 

Capoeira em Curitiba - Cartaz.cdrCelebração do reconhecimento da Roda de Capoeira como Patrimônio da Humanidade e Lançamento do documentário “Iê: Capoeira em Curitiba”

A Roda de Capoeira será inscrita como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco, em reconhecimento à importância e à representatividade desta manifestação cultural para todo o mundo. Desde 2008, a Capoeira é Patrimônio Cultural Brasileiro, registrado pelo Iphan. Em comemoração à titulação concedida pela Unesco, a Superintendência do Iphan no Paraná entregará um certificado e uma publicação do Dossiê de Registro a cada Mestre de Capoeira presente no evento.

Os Mestres de Capoeira deverão confirmar a presença no evento para a confecção dos certificados pelo e-mail: geslline.braga@iphan.gov.br

Na mesma ocasião será lançado o filme “Iê: Capoeira em Curitiba”, um documentário etnográfico observacional realizado entre meados de 2013 e 2014. O filme mostra vários grupos de Capoeira da cidade, evidenciando a diversidade de lugares, práticas e praticantes. Retratando a arte/ jogo/ luta não somente em momentos públicos de apresentação, mas também a partir das dinâmicas de transmissão do saber. O projeto conta com o patrocínio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba, e da Caixa. Realização: Geslline Giovana Braga, Liliana Porto, Miguel Novicki e Otavio Zucon.

Programação:

dia 03/12 ǀ quarta-feira

19h ǀ Entrega de titulação para os mestres pelo Iphan/ Patrimônio Cultural Brasileiro

19h45 ǀ Exibição do documentário

Local: Cinemateca de Curitiba. Rua Presidente Carlos Cavalcanti, nº 1174, Bairro São Francisco, Curitiba – PR.

Iê: Capoeira em Curitiba

Ficha técnica

Realização: Geslline Giovana Braga, Liliana Porto, Miguel Novicki e Otavio Zucon

Coordenação de Pesquisa: Liliana Porto e Miguel Novicki (professor Boneco de Milho)

Direção de Produção: Otavio Zucon

Produção Executiva: Miguel Novicki

Câmera: Otavio Zucon, Geslline Giovana Braga, Lucas Rachinski

Som direto: Victor Chico, Otavio Zucon

Edição de áudio: Victor Chico

Edição de vídeo: Diogo Marques

Mais informações: 3264-7971
geslline.braga@iphan.gov.br

Anúncios

Sobre Iphan/PR

Há mais de 60 anos, o Iphan vem realizando um trabalho permanente de identificação, documentação, proteção e promoção do patrimônio cultural brasileiro. A 10ª Coordenação Regional, atual Superintendência Estadual do Iphan em Curitiba, surgiu a partir da evolução do Escritório Técnico do Paraná, criado em 1984 e subordinado até 1990 à 9ª CR.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s