Salvaguarda da capoeira no “Iê Viva Meu Mestre – Mestre Ananias pedra 90”

IMG_9253Aconteceu em São José dos Pinhais o evento Iê Viva Meu Mestre – Mestre Ananias pedra 90 anos. O encontro organizado pelo Mestre Kunta da Bahia ocorreu entre os dias 31 de outubro a 02 de novembro no Centro de Estudos da Cultura Afro-Brasileira – CECAB, e contou com o apoio do Iphan-PR e do Comitê Gestor da Salvaguarda da Capoeira no Paraná.

IMG_3567O evento homenageou o Mestre Ananinas, nascido em 1924, em São Félix no Recôncavo Baiano. Mestre Ananias foi um dos primeiros capoeiristas a se instalar em São Paulo e um dos fundadores da tradicional da Roda de Capoeira da Praça da República. Devido à importância e representatividade desse mestre para a capoeira brasileira, o evento reuniu grandes mestres de capoeira de São Paulo e do Paraná. Participaram do encontro os mestres Bacico, Baiano, Cavaco, Chupim, Geraldo, Guanabara, Limãozinho, Lito, Macaco Santana, Mestrinho, Meinha, Moreno Zumbi, Pé-de-Vento, Sarará de Zumbi, Silveira, Sarauê, Waldomiro, Walter e Zelão.

IMG_3262No encontro ocorrerem oficinas de capoeira recreativa, de Capoeira Angola, de Samba de Roda e de Samba Duro, de fabricação de instrumentos, rodas de capoeira; também houve palestra, mesa redonda e reunião do Comitê Gestor. Participaram das atividades os inscritos e os alunos da escola local Castro Alves, integrante do Projeto Mais Educação. O evento contou com os mestres e com as professoras Lisandra, Rosinha e Sheila.

IMG_4103Durante as atividades os mestres recordaram suas histórias na capoeira e como o Mestre Limãozinho relembraram da forma como aprenderam a capoeira em suas casas, junto aos seus pais e avôs, como uma brincadeira embalada em cantos e ladainhas. Durante todo o evento se reproduziu este clima de brincadeira, de trocas e de aprendizado, através da oralidade, da corporalidade e da ginga.

IMG_9593A Capoeira foi registrada pelo Iphan como Patrimônio Imaterial do Brasil em 2008 e as atividades do Comitê Gestor de Salvaguarda da Capoeira iniciaram em 2012, com o objetivo de pautar as ações do Iphan para capoeira. As reuniões dos membros do comitê acontecem sempre junto aos eventos de capoeira. Participaram da reunião do Comitê Gestor de Salvaguarda da Capoeira no Paraná o Historiador Juliano Martins Doberstein e a Antropóloga Geslline Giovana Braga, como representantes do Iphan-PR, com a finalidade de definir as próximas ações e direcionamentos para a salvaguarda da capoeira e de construir condições para os mestres repassarem seus saberes.

Como destacou o Mestre Lito, Colorado – PR:

“A capoeira é patrimônio imaterial, mas nós mestres somos materiais”

Veja abaixo algumas fotos do evento!!

Fotos de Elizete Cogo, Geslline Giovana Braga e Juliano Martins Doberstein

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

Sobre Iphan/PR

Há mais de 60 anos, o Iphan vem realizando um trabalho permanente de identificação, documentação, proteção e promoção do patrimônio cultural brasileiro. A 10ª Coordenação Regional, atual Superintendência Estadual do Iphan em Curitiba, surgiu a partir da evolução do Escritório Técnico do Paraná, criado em 1984 e subordinado até 1990 à 9ª CR.

2 pensamentos sobre “Salvaguarda da capoeira no “Iê Viva Meu Mestre – Mestre Ananias pedra 90”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s