II Festival Interestadual de Capoeira

IMG_2245Festival aconteceu nos dias 03 e 04 de outubro, em Cascavel, Paraná. As atividades foram realizadas no SESC/Cascavel e no Centro Cultural Gilberto Mayer, da Secretaria da Cultura de Cascavel.

Organizado pelo Grupo Capoeira Arte & Luta, presidido pelo Mestre Mestrinho, o evento contou com o apoio do Iphan-Paraná, com o objetivo de dar continuidade às ações de Salvaguarda da Capoeira no estado. Nesse encontro reuniram-se Mestres e Capoeiristas do Paraná e de outros estados.

No dia 03 de outubro de 2014, foi realizada a Reunião do Comitê Gestor das Ações de Salvaguarda da Capoeira no Estado do Paraná, que contou com a presença de integrantes do Comitê Gestor e demais interessados, como Mestre Walter (Paranaguá), Mestre Sarauê (Matinhos), Mestre Sirso (Cascavel), Mestre Valdomiro (Curitiba) e Mestre Meia-Noite (Curitiba).

???????????????????????????????Na programação estavam incluídas oficinas de Capoeira Angola com os Contra-Mestres Xandão e Xandinho, do grupo Angoleiros do Sertão, de Presidente Prudente e Rancharia, interior de São Paulo. Essas atividades foram realizadas no dia 04 de outubro, durante os turnos da manhã e da tarde.

À noite houve a Cerimônia de formatura de alunos de capoeira, no Centro Cultural Gilberto Mayer. Na comemoração, as crianças e adolescentes participantes fizeram apresentações cênicas e artísticas sobre a história e a cultura da capoeira, enaltecendo o reconhecimento da Capoeira como patrimônio cultural e como parte integrante da identidade brasileira.

Roda Capoeira - Reunião Comitê Gestor - Cascavel - 03.10.2014 - Foto Analice Trindade (2)O festival busca difundir a capoeira como Patrimônio Cultural Brasileiro em suas múltiplas dimensões expressivas, tais como dança, arte, luta, esporte, filosofia de vida, entre outras. A proposta visa ainda a sensibilização de crianças, jovens e adultos para a valorização da diversidade cultural e o respeito às diferenças.

 

 

 
Confira a galeria de fotos!
Fotos de Juliano Martins e Analice Trindade

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

Sobre Iphan/PR

Há mais de 60 anos, o Iphan vem realizando um trabalho permanente de identificação, documentação, proteção e promoção do patrimônio cultural brasileiro. A 10ª Coordenação Regional, atual Superintendência Estadual do Iphan em Curitiba, surgiu a partir da evolução do Escritório Técnico do Paraná, criado em 1984 e subordinado até 1990 à 9ª CR.

Um pensamento sobre “II Festival Interestadual de Capoeira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s