Programa Primeiro Museu lança etapa nacional

rondon%20(2)O Programa Primeiro Museu é uma iniciativa de sucesso no Paraná. Idealizado pelo Instituto Cultural Ingá e pelo Museu da Família de Maringá, o programa atendeu cerca de 20 municípios com interesse em preservar e conservar a história local através da criação de museus comunitários; ultrapassando a expectativa inicial.

Agora, “com os frutos colhidos em terras paranaenses”, o Programa vai expandir sua área de atuação. Com o objetivo de criar projetos museológicos em 60 municípios brasileiros até o próximo ano, foram abertas as inscrições pelo site http://www.primeiromuseu.org.br, até o dia 15 de dezembro.

Podem participar entidades políticas e comunitárias, entidades filantrópicas, instituições de ensino, clubes esportivos, igrejas, cooperativas e outras instituições que comprovem vínculo com a comunidade a ser beneficiada.

Em dados do Ministério da Cultura, 77% das cidades do Brasil não contam com museus ou casas de memória. Este programa, inspirado no Plano Nacional Setorial de Museus, do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), objetiva a criação de instituições em todos os municípios brasileiros até 2020.

Segundo Edson Pereira, diretor do Museu da Família e vice-presidente do Instituto Cultural Ingá: “O projeto vem para suprir a vontade das pessoas de se sentirem parte da história e que isso perpetue para as próximas gerações”.

O sucesso desse programa na primeira etapa comprova que a iniciativa atende a uma demanda social existente e sua expansão abrirá oportunidades para os novos municípios que aderirem.

Anúncios

Sobre Iphan/PR

Há mais de 60 anos, o Iphan vem realizando um trabalho permanente de identificação, documentação, proteção e promoção do patrimônio cultural brasileiro. A 10ª Coordenação Regional, atual Superintendência Estadual do Iphan em Curitiba, surgiu a partir da evolução do Escritório Técnico do Paraná, criado em 1984 e subordinado até 1990 à 9ª CR.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s