V Festa do Fandango Caiçara de Paranaguá

V Festa do Fandango Caiçara de ParanaguáO Fandango Caiçara, expressão cultural do litoral paranaense e paulista, recebeu a titulação de Patrimônio Cultural Brasileiro no período da V Festa do Fandango Caiçara de Paranaguá, ocorrida entre os dias 15 e 17 de agosto. O evento foi realizado pela Prefeitura de Paranaguá, por meio da Fundação Municipal de Cultura (FUMCUL), com apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Instituto Federal do Paraná (IFPR) e Universidade Federal do Paraná (UFPR).

A solenidade de abertura aconteceu na Câmara de Vereadores de Paranaguá e nela foram entregues os títulos de reconhecimento aos representantes dos grupos fandangueiros locais.

Participaram da entrega dos certificados o Prefeito Edison Kersten, o Superintendente do IPHAN-PR, José La Pastina Filho, o Secretário de Políticas Públicas do Ministério da Cultura, Américo Córdula, e foram homenageados, como representantes dos grupos fandangueiros, os Mestres Basílio, Nemésio, Aorélio e Romão. Estiveram presentes na homenagem os integrantes dos grupos de fandango, pesquisadores e moradores locais, que ao final participaram da apresentação dos fandangueiros ocorrida no Hall de entrada do local.

Esta titulação entregue à comunidade de Paranaguá representa o reconhecimento pelo IPHAN da importância das manifestações culturais, musicais, coreográfica, poética e festivas expressadas no cotidiano da cultura caiçara de Paranaguá.Bailado

A Casa Cecy, sede dos encontros no dia 16, teve a abertura realizada por representantes da FUMCUL, da Secretaria de Estado da Cultura, e pelo Historiador do IPHAN, Juliano Doberstein. Em seguida houve uma palestra com o Prof. Carlos Diegues – USP, que teve forte repercussão entre os participantes e uma Mesa Redonda, com participação de representantes do poder público, lideranças políticas e mestres fandangueiros, que abriu as discussões a respeito da salvaguarda do fandango.

Seguindo a programação foram realizados quatro grupos de trabalho – GT’s, que abordaram as demandas da comunidade e discutiram as diretrizes, metas e ações a serem adotadas para o plano de salvaguarda. Ao Final, os GT’s reunidos decidiram as diretrizes para o Plano de Salvaguarda do Fandango Caiçara em Paranaguá.

Esta primeira etapa, realizada em Paranaguá, é precursora de uma série de trabalhos de cooperação entre a comunidade, o poder público e entidades culturais interessadas, e terá continuidade nos municípios de Guaraqueçaba (PR), Morretes (PR), Iguape (SP) e Cananéia (SP). Do resultado destes encontros serão construídas as Políticas Públicas para os territórios caiçaras, a serem discutidas no III Encontro de Fandango e Cultura Caiçara.

 À noite aconteceu o Jantar e Baile de Fandango, no “Mercado do Café”, com apresentação dos grupos de fandango de Paranaguá, ‘Pés de ouro’, ‘Ilha dos Valadares’, ‘Mandicuera’ e ‘ Mestre Romão’, com a participação da comunidade.

Veja as entrevistas pelo site:

http://www.e-parana.pr.gov.br/modules/video/showVideo.php?video=11947

http://g1.globo.com/pr/parana/paranatv-1edicao/videos/t/edicoes/v/o-fandango-e-agora-patrimonio-imaterial-do-sul-do-pais/3571127/

E confira a galeria de fotos!

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s