Salvaguarda da Capoeira no litoral do Paraná

Nos dias 01, 02 e 03 de agosto aconteceu o 2º Festival Cultural Capoeira Angola Agosto, no Complexo Educacional do Tabuleiro, na cidade de Matinhos (PR).

O evento contou pela segunda vez com o apoio do Iphan para a continuidade das ações de Salvaguarda da Capoeira, e reuniu Mestres do Paraná e de outros estados para a realização de oficinas, rodas de conversa, palestras e rodas de Capoeira, além de comemorar os 25 anos da Associação de Capoeira ZOEIRA NAGÔ.

Na abertura do festival foi apresentado o programa “Capoeira nas Escolas” pelo Secretário de Educação de Matinhos, sr. Alcides Benato. Este programa vem sendo realizado no município a partir de uma iniciativa da Câmara de Vereadores. Durante o encontro foram discutidas formas de abordagem da Capoeira nas escolas e o cumprimento da lei nº 10.639/03, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”. Os participantes prestaram também uma homenagem ao senhor José Luis Pires – Mestre Zé Beiço, falecido em dezembro de 2013, e fizeram uma Roda de Capoeira Angola.

A programação incluiu oficinas de Capoeira Angola com Mestre Meinha (SP); palestra sobre Capoeira Desportiva com Mestre Silveira (PR); palestra sobre Capoeira e Educação Especial com Mestre Mestrinho (PR); palestra sobre Capoeira Angola com Mestre Kunta (PR); oficinas de danças e cultura popular com  Rafael Magnata (CE), Prof. Sonoda (PR), palestra sobre danças e cultura popular com o Contra-Mestre Xandinho (SP) e oficina de Jongo com Mestre Messias (RJ).

Todas as atividades tiveram grande participação da comunidade escolar e de grupos de Capoeira do litoral do Paraná.

O festival busca difundir a Capoeira como patrimônio cultural brasileiro em suas múltiplas dimensões expressivas: como dança, arte, luta, esporte, filosofia de vida, entre outras. A proposta visa ainda a sensibilização de crianças, jovens e adultos para a valorização da diversidade cultural e o respeito às diferenças.

Confira a galeria de fotos!

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Fotos: Juliano Martins e site http://www.otubo.com.br

Anúncios

2 pensamentos sobre “Salvaguarda da Capoeira no litoral do Paraná

  1. parabens, não seria possível realizar um evento desse porte aqui no litoral se não tivesse o apoio do IPHAN, só temos a agradecer as pessoas envolvidas neste processo de luta e preservação do patrimonio material e imaterial, fazendo com que a nossa história não seja esquecida.

    • Obrigada,
      É um prazer e um privilégio para toda a equipe do Iphan.
      Agradecemos o contato e ficaremos felizes se recebermos também sugestões.
      esteja sempre em contato, contribuindo conosco.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s