O bloco Garibaldis & Sacis abrirá o Carnaval da Lapa

O bloco carnavalesco Garibaldis & Sacis, famoso pelas apresentações que atraem multidões em Curitiba, fará a abertura do Carnaval na Lapa. A atração virá à cidade na tarde do sábado, 1º de março, por iniciativa do Departamento de Eventos da Prefeitura Municipal. A festa vai começar às 17 horas na Alameda David Carneiro. Toda a população está convidada a ir pra rua junto com o trio elétrico e fazer uma grande festa no centro da cidade. Haverá cortejo por ruas centrais e concentração em frente ao palco, que será montando na Alameda.

Divulgação / Carnaval 2013

Divulgação / Carnaval 2013

O bloco

O bloco surgiu em 1999, em Curitiba. Desde aquela época anima os carnavais da capital. O grupo é famoso por levar um grande número de pessoas às ruas por onde passa. Além das apresentações, possuem oficinas, composição de músicas próprias, interpretação de marchinhas e muito mais. No dia 16 de janeiro, Garibaldis & Sacis completou 15 anos e no dia 15 de fevereiro o bloco esteve no Largo da Ordem para reviver os pré-carnavais. No dia 16 de janeiro o Garibaldis e Sacis completou 15 anos. Foi nesta data, em 1999, que um grupo de foliões reuniu-se no Bar Saccy e deu início a esta tradição pré-carnavalesca em Curitiba.

Um pouco de história

O Bloco Pré-Carnavalesco Garibaldis e Sacis teve início com uma provocação que o animador cultural Itaercio Rocha fez ao programa Samba de Bamba, apresentando por Rodrigo Brownie, na Rádio Educativa. Um grito de carnaval convidando as pessoas a brincarem nos domingos pré-carnavais bastou para motivar um grupo de amigos e os foliões para planejar a festa do ano seguinte.

Em 1999, pessoas ligadas à FAP (Faculdade de Artes do Paraná), ao Mundaréu, ao Conservatório de MPB e ao Teatro de Bonecos, encontravam-se rotineiramente aos domingos de janeiro no Saccy Bar, no centro histórico de Curitiba, visando a organizar como a festa seria realizada.

Garibaldis e Sacis foi um nome proposto pela bonequeira Olga Romero. Uma alusão, e homenagem, ao itinerário idealizado pelo bloco. O ponto de partida seria o Saccy Bar até a Praça Garibaldi. Neste trajeto o bloco desfilaria convidando as pessoas a participarem de um carnaval de rua à moda antiga. Também é uma referência à diversidade cultural curitibana, unindo um ícone das lendas populares brasileiras, o saci, às imigrações europeias.

Nos primeiros anos era em casa de alguns dos integrantes do bloco, que depois iam para o Largo da Ordem, no centro histórico de Curitiba. Fantasiados, mascarados, com corpos pintados e repletos de ornamentos, improvisavam cantigas em ritmo de marchinha, cantando, tocando e brincando o pré-carnaval com bastante música e diversão.

Ao longo desses anos o Garibaldis e Sacis sofreu várias transformações que o ajudaram a construir e organizar uma estrutura capaz de acolher os foliões e seguidores que a cada domingo aumentava mais, a começar pela questão do som.

No decorrer dos anos o Garibaldis e seus foliões começaram a realizar, periodicamente, sambas de mesa em frente ao Conservatório de MPB, no bar do Cícero, o conhecido Brasileirinho.

Camisetas com o nome do bloco foram desenvolvidas de maneira artesanal por cada participante nos dois primeiros anos. De 2001 a 2008, foram patrocinadas por Beto Batata, exceto a referente ao ano de 2006, produzida pelo designer gráfico Gerson Guerra. Nos últimos dois anos, 2009 e 2010, foram produzidas com fundos do próprio bloco, conseguido por doações de foliões e comerciantes.

Fonte: NCA Comunicações/Prefeitura da Lapa e site do bloco carnavalesco Garibaldis & Sacis
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s