Um dos pioneiros da Arqueologia paranaense e brasileira

A Superintendência do IPHAN no Paraná presta homenagem ao Prof. Oldemar Blasi, um dos pioneiros da Arqueologia paranaense e brasileira, que faleceu aos 93 anos.

Desde 1984, quando da instalação do Iphan no Paraná, foram desenvolvidos diversos projetos em parceria com o Museu Paranaense – à época dirigido pelo arqueólogo Miguel Gaissler.

Das pesquisas com a participação e assessoria técnica do professor Blasi, podemos destacar, por exemplo, o levantamento dos sambaquis do litoral paranaense, o inventário das Pinturas Rupestres do Arenito Furnas e o mapeamento das Cidades Espanholas e Reduções Jesuítas no Paraná. Portanto, um conjunto de trabalhos que constituem referência para as demais gerações de pesquisadores em nosso estado.

Não podemos deixar de mencionar outros profissionais que colaboraram com esses projetos e que compartilharam conosco da presença suave do professor Blasi, como os professores Paulo Henrique Schmidlin e João José Bigarella.

No ano de 2012, o Iphan/PR, o Ministério Público Federal e a COPEL assinaram um Termo de Ajustamento de Conduta que traz como uma das medidas compensatórias a publicação das primeiras pesquisas do Prof. Blasi e do prof. Igor Chmyz.

Outra feliz lembrança são os trabalhos de prospecção, escavação e análise de materiais realizados na Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres, na Ilha do Mel.

Selecionamos algumas fotos desses encontros e, assim, rendemos nossa singela homenagem a este grande pesquisador.

Oldemar Blasi   (*13/7/1920 †21/9/2013)

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Um dos pioneiros da Arqueologia paranaense e brasileira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s