Iphan/PR restaura prédio que irá abrigar o Arquivo Histórico de Antonina

A história da ocupação do litoral paranaense, as relações entre Antonina, Paranaguá e Curitiba e os documentos referentes ao porto e às Indústrias Matarazzo. Esses são apenas alguns dos registros encontrados nos livros pertencentes ao Arquivo Público de Antonina. Para preservar esse material, o Iphan/PR, em parceria com a prefeitura de Antonina, está promovendo a restauração do prédio da antiga Casa do Boi, que passará a abrigar o Arquivo Público da cidade.

A obra, viabilizada através de recursos do Plano de Aceleração do Crescimento das Cidades Históricas, foi iniciada em novembro de 2012 e tem previsão de entrega para o primeiro semestre de 2013. O valor investido é de R$ 454.562,08. O projeto arquitetônico foi desenvolvido de acordo com os critérios usuais de intervenção em cidades históricas utilizados pelos órgãos de proteção ao patrimônio cultural.

 

arquivo_1

A obra irá abranger a restauração da fachada e a recomposição volumétrica de um dos edifícios do conjunto. Nele, ficará abrigado o acervo documental do município, em local apropriado para conservação e exposição da memória histórica de Antonina.

História

O imóvel que irá abrigar o Arquivo Público de Antonina está localizado na Rua Heitor Soares Gomes, na parte mais central da área histórica, e data das décadas de 1920 – 1930. O edifício faz parte de um conjunto de duas edificações que inicialmente abrigavam quatro residências independentes. O imóvel caracterizava-se por fachada frontal em alvenaria e suas laterais e fundos em madeira. O acesso dava-se pelas varandas laterais.

A ornamentação do conjunto é composta por elementos decorativos em argamassa, platibanda com elementos vazados e as janelas, que se articulam em folhas duplas e triplas. Todos esses elementos são recorrentes no chamado estilo arquitetônico Art Déco, embora apresentem resquícios do ecletismo, podendo-se dizer que se trata de uma arquitetura de transição.

Anúncios

Sobre Iphan/PR

Há mais de 60 anos, o Iphan vem realizando um trabalho permanente de identificação, documentação, proteção e promoção do patrimônio cultural brasileiro. A 10ª Coordenação Regional, atual Superintendência Estadual do Iphan em Curitiba, surgiu a partir da evolução do Escritório Técnico do Paraná, criado em 1984 e subordinado até 1990 à 9ª CR.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s