Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas

A Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas é uma construção de 1794, localizada no Centro Histórico de Paranaguá (PR). Em estilo Barroco, muito simples, a igreja está erguida em alvenaria de pedra, o que define uma característica marcante da ocupação do litoral paranaense no século XVIII. Internamente, o ambiente é dividido em nave e capela-mor, com sacristia nos fundos.

A Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas - Paranaguá

A Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas – Paranaguá

O espaço deixou de ser utilizado como templo religioso pelo Bispado da Ordem Redentorista de Paranaguá em 1961 e após a sua dessacralização o prédio passou por um período de abandono. Na mesma época, dois altares laterais foram destruídos por um incêndio, o que demandou novas ações de recuperação do imóvel. Durante esse período discutiu-se também a instalação de um museu de arte sacra no local.

Em 1984, o espaço passou a ser administrado pela Prefeitura Municipal de Paranaguá e foi transformado em um centro de atividades culturais, que recebia exposições de artes visuais, encenações de peças de teatro, concertos musicais, palestras e cursos, entre outros eventos.

Desde março de 2009, a Diocese de Paranaguá retomou o uso original do prédio e a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas voltou a ser utilizada para fins litúrgicos.

Novas obras de recuperação estão previstas para este ano e esperamos que a população de Paranaguá continue preservando e fazendo bom uso de seu patrimônio cultural.

Localização: Rua Quinze de Novembro.
Data de construção: 1770 –1784
Proprietário: Mitra Diocesana de Paranaguá
Tombamento: 27/02/1967

Bibliografia:
Arquivos do Iphan
Espirais do Tempo: bens tombados do Paraná. (LYRA, Cyro Illídio Corrêa de Oliveira (textos) et al. Curitiba: Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, 2006).

Anúncios

Sobre Iphan/PR

Há mais de 60 anos, o Iphan vem realizando um trabalho permanente de identificação, documentação, proteção e promoção do patrimônio cultural brasileiro. A 10ª Coordenação Regional, atual Superintendência Estadual do Iphan em Curitiba, surgiu a partir da evolução do Escritório Técnico do Paraná, criado em 1984 e subordinado até 1990 à 9ª CR.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s