Oficinas debatem cidadania e preservação do patrimônio cultural em Antonina

Antonina

Antonina

Educadores da rede pública de ensino de Antonina, município do litoral do Paraná, irão participar durante o mês de fevereiro de oficinas de Educação Patrimonial. O objetivo é conhecer melhor o processo de tombamento histórico do município e quais os direitos e deveres de quem vive, estuda ou trabalha nas áreas tombadas. O centro histórico da cidade e o complexo das Indústrias Reunidas Francisco Matarazzo (IRFM) foram tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em janeiro de 2012.

As oficinas irão acontecer nos dias 06 e 07 de fevereiro, das 9h às 18h. Além de discutirem sobre noções e ferramentas de Preservação do Patrimônio Cultural, os participantes das oficinas também irão conhecer o Jogo do Patrimônio, uma forma lúdica de aplicação dos conceitos aprendidos. Este jogo é baseado nos princípios do RPG (Role-Playing Game), que mistura estratégia e imaginação. Nele, os jogadores interpretam personagens que vivem em uma cidade imaginária prestes a ser tombada.

As oficinas fazem parte de uma parceria entre o Iphan/PR e o Núcleo Regional de Educação / SEED. Segundo a responsável pelo setor de Educação Patrimonial, Lia Ono, ações como essas são fundamentais para refletir com a comunidade escolar e os moradores de Antonina os sentidos de se preservar e valorizar os centros históricos de nossas cidades. E como essas ações estão relacionadas com a construção da memória coletiva e fortalecimento de nossas identidades, assim como podem ser vetor de desenvolvimento para as cidades.“As oficinas de fevereiro são direcionadas a educadores da rede pública estadual,mas já estamos programando outras oficinas para gestores do município e moradores interessados. Assim vamos formando aos poucos uma rede de cooperação para a preservação do nosso patrimônio cultural”, finaliza.

Serviço

Oficinas de Educação Patrimonial e aplicação do Jogo do Patrimônio
para professores da rede pública de ensino de Antonina-PR
40 vagas

Datas e locais:
06/02, das 9h às 18h: Oficina para as Escolas Brasílio Machado e Rocha Pombo
Local: Anfiteatro da Escola Brasílio Machado

07/02, das 9h às 18h: Oficina para a Escola Moisés Lupion
Local: Auditório da Escola Moisés Lupion

Mais informações: Iphan/PR – (41) 3264-7971

Anúncios

Sobre Iphan/PR

Há mais de 60 anos, o Iphan vem realizando um trabalho permanente de identificação, documentação, proteção e promoção do patrimônio cultural brasileiro. A 10ª Coordenação Regional, atual Superintendência Estadual do Iphan em Curitiba, surgiu a partir da evolução do Escritório Técnico do Paraná, criado em 1984 e subordinado até 1990 à 9ª CR.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s