Iphan/PR apresenta balanço sobre a gestão do patrimônio ferroviário no Paraná

Em 2007, com a extinção da Rede Ferroviária Federal (RFFSA), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional passou a ser legalmente responsável pelos bens móveis e imóveis de valor artístico, histórico e cultural oriundos daquela empresa, devendo recebê-los e administrá-los. Nos cinco anos decorridos desde então, a Superintendência do Iphan no Paraná, apesar do reduzidíssimo quadro de pessoal, tem um importante trabalho a mostrar, como se pode ver a seguir, ano a ano ou por período plurianual.

Este slideshow necessita de JavaScript.

2007/2012 – Cessão de oito pátios ferroviários com estações, casas e armazéns às respectivas prefeituras. Entre os pátios cedidos, dois deles – o de Pirapó, em Apucarana, e o de Ibiporã – já foram restaurados pelos respectivos municípios com participação técnica do Iphan. Espera-se que outros o sejam em breve.

– Análise técnica de cerca de quinhentos imóveis para avaliação de eventual valor histórico-cultural.

2008 – Inventário de cerca de 5.000 bens móveis do edifício Teixeira Soares – antiga sede da extinta RFFSA – e de 1.500 bens móveis dos demais acervos expostos em Curitiba e em outras cidades paranaenses.

2008/2012 – Inventário de 70 pátios ferroviários paranaenses.

2009 – Contratação dos projetos de restauração das estações ferroviárias da Lapa e de Paranaguá.

– Obra de restauração de uma casa do pátio ferroviário em Piraquara para instalação de museu ferroviário.

2010 – Projeto e obra de restauração da Estação Ferroviária de Paulo Frontin com recursos do Iphan.

– Articulação com o Ministério Público Federal para formulação e assinatura de Termo de Ajustamento de Conduta para elaboração e execução de projetos – já prontos e aprovados – e obras de restauração em seis estações ferroviárias do norte do Paraná às expensas da concessionária da estrada de ferro.

– Inventário de levantamento de material rodante no Estado do Paraná.

– Convênio com a Universidade Federal do Paraná para restauração do Edifício Teixeira Soares – antiga sede da extinta RFFSA – e criação de espaço de memória ferroviária sob responsabilidade do Iphan. As obras estão em andamento e poderão estar concluídas em 2013.

2011 – Articulação com o Ministério Público Federal para destinação de verbas compensatórias pagas pela concessionária da estrada de ferro por responsabilização em vandalização de duas pequenas estações ferroviárias.

2011/2012 – Inventário, digitalização, higienização, restauração parcial e acondicionamento em arquivo de 16 mil fotos da extinta RFFSA, entre elas cinco do fotógrafo oficial de D. Pedro II, Marc Ferrez.

2012 – Contratação do Inventário da Estrada de Ferro Paranaguá-Curitiba para formatação da proteção federal a ser proposta.

– Articulação e apoio técnico para realização das obras de restauração do Viaduto Ferroviário João Negrão, também conhecido como Ponte Preta, no Centro de Curitiba, já concluídas.

– Ampliação do Museu Ferroviário de Curitiba, no Shopping Estação, em andamento.

– Recebimento formal da Estação Ferroviária de Curitiba (na rodoferroviária) e da Garagem de Automotrizes, ambas já concretizadas, e tratativas em curso para restauração e readequação do uso das mesmas.

Anúncios

Sobre Iphan/PR

Há mais de 60 anos, o Iphan vem realizando um trabalho permanente de identificação, documentação, proteção e promoção do patrimônio cultural brasileiro. A 10ª Coordenação Regional, atual Superintendência Estadual do Iphan em Curitiba, surgiu a partir da evolução do Escritório Técnico do Paraná, criado em 1984 e subordinado até 1990 à 9ª CR.

3 pensamentos sobre “Iphan/PR apresenta balanço sobre a gestão do patrimônio ferroviário no Paraná

  1. Pingback: Iphan/PR apresenta balanço sobre a gestão do patrimônio ferroviário no Paraná | Cadernos do Patrimônio.org

  2. Ótimo! Participo da ABPF-PR e fico contente em ver a soma de esforços para que preservemos nosso rico patrimônio ferroviário, construído com grande esforço de abnegados trabalhadores. Parabéns ao IPHAN.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s