Trabalhos retratam culturas tradicionais no Paraná

Dois trabalhos lançados pela pesquisadora e educadora  Lia Marchi foram destaque no fim de 2012 por retratar aspectos da cultura do interior do Paraná pouco conhecidos pelo público em geral. O primeiro é o documentário João Surá – música tradicional no quilombo.

O vídeo discorre sobre a vida e as tradições de 40 famílias da comunidade de João Surá, localizada na região do Vale do Ribeira, no nordeste do Paraná. Segundo a pesquisadora, a dificuldade de acesso para chegar a Comunidade Quilombola João Sura – onde é preciso passar por uma estrada de terra de cerca de 60 quilômetros – favoreceu a manutenção de celebrações tradicionais do quilombo, que já tem mais de 206 anos de existência. Entre as tradições retratadas pelo documentário estão a folia do Divino, a dança de São Gonçalo, a encomendação de almas e a festa de Santo Antônio – padroeiro do quilombo.

O outro trabalho lançado recentemente por Lia é o livro Folias do Norte do Paraná. O projeto é o resultado de uma extensa pesquisa realizada entre dezembro de 2010 e janeiro de 2011, documentando a atuação de nove companhias de Reis do Norte do Paraná com o objetivo de registrar em áudio, foto e vídeo as práticas e os saberes desses grupos. Quem quiser conhecer mais sobre o projeto pode acessar o site www.foliasnorteparana.com.br.

 Obras: João Surá / Folias do Norte do Paraná

Olaria Cultural

Desde 1998 Lia Marchi desenvolve pesquisas sobre música e cultura tradicional. Fundou a produtora cultural Olaria Projetos de Arte e Educação (1999), da qual é diretora artística, e coordena a realização de projetos que buscam documentar e divulgar o rico universo das tradições musicais populares brasileiras ainda pouco conhecidos pela maioria da população.

Entre suas principais publicações estão os livros Tocadores – homem, terra, música e cordas (2002), Tocadores Portugal – Brasil: sons em movimento (2006) e, mais recentemente, Folias do Norte do Paraná.

Estas obras encontram-se disponíveis para consulta local na Biblioteca do Iphan/PR.
Para mais informações sobre os acervos e o agendamento de consultas:
Telefone (41) 3264-7971, no horário das 9h às 12h e das 14h às 18h ou pelo e-mail biblioteca.10sr@iphan.gov.br.
A sede estadual do Iphan em Curitiba fica na rua José de Alencar, 1808, no bairro Juvevê.
Anúncios

Sobre Iphan/PR

Há mais de 60 anos, o Iphan vem realizando um trabalho permanente de identificação, documentação, proteção e promoção do patrimônio cultural brasileiro. A 10ª Coordenação Regional, atual Superintendência Estadual do Iphan em Curitiba, surgiu a partir da evolução do Escritório Técnico do Paraná, criado em 1984 e subordinado até 1990 à 9ª CR.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s