Audiência pública marca última fase do INRC de Paranaguá

Conhecer uma determinada realidade, um bem ou uma expressão cultural é fundamental para o planejamento e a implantação de ações de salvaguarda de bens culturais ditos imateriais – ou seja, formas de expressão, modos de fazer, rituais e festas e alguns lugares onde se concentram práticas coletivas de nossa cultura. Uma das ferramentas mais importantes para que se conheça essa realidade é o Inventário Nacional de Referências Culturais, INRC.

O INRC é uma metodologia de pesquisa desenvolvida pelo Iphan que envolve técnicos, pesquisadores e a própria comunidade. Seus resultados permitem o acompanhamento das transformações dos bens ao longo do tempo e contribuem para a constituição de acervos de memória, importantíssimos quando se trata de um patrimônio cuja natureza é dinâmica. No Paraná, essa metodologia já foi aplicada no município da Lapa e, desde 2007, vem sendo aplicada no município de Paranaguá.

INRC 4° ETAPA - A PESCA DA TAINHA NA ILHA DO MEL - RETRATOS - RICARDO MACHADO-2923

Para apresentar o resultado final da pesquisa realizada junto aos pescadores de Tainha da Ilha do Mel, o Iphan promove, no dia 19 de dezembro de 2012, às 14h30, uma audiência pública em Encantadas, na Ilha do Mel. O evento vai contar com a presença de representantes do Ministério da Pesca, Ministério Público Federal, Instituto Ambiental do Paraná, Secretaria de Estado da Educação e Associação de Pescadores de Pontal do Sul. Durante o evento, serão levantadas demandas dos pescadores e discutidos alguns encaminhamentos e ações propositivas para o segmento. Uma apresentação de Fandango vai marcar a abertura do evento.

No evento, será lançado o livro A Pesca da Tainha na Ilha do Mel: Territorialidades, Sociabilidades e Técnicas. INRC de Paranaguá/2011, um dos resultados do INRC de Paranaguá. Além da pesca da tainha, também foram estudados e documentados o fandango e seus instrumentos musicais, as procissões católicas que ocupam as ruas da cidade, ligadas a festas populares como a do Rocio e São Benedito, práticas culinárias como o barreado e o lambe-lambe, um repertório de lendas locais, como a Caveirinha e a Sereia da Gruta das Encantadas, e ainda temáticas relacionadas ao carnaval e a presença da imigração no município, entre outros.

Um dos possíveis resultados de um Inventário como esse é a classificação do bem estudado como “Patrimônio Cultural Brasileiro”, efetivando-se através da inscrição do bem dentro de uma das quatro categorias estabelecidas nos livros de registro: dos Saberes ou Modos de Fazer; das Celebrações; das Formas de Expressão ou dos Lugares. Entre os bens imateriais brasileiros registrados pelo IPHAN estão: Fandango Caiçara, Oficio das Paneleiras de Goiabeiras, Círio de Nossa Senhora de Nazaré, Samba de Roda do Recôncavo Baiano, Oficio das Baianas de Acarajé, Feira de Caruaru, Frevo, Tambor de Crioula, Matrizes do Samba no Rio de Janeiro, Modo de Fazer Queijo de Minas, Roda de Capoeira, Ofício dos Mestres de Capoeira, entre outros.

Serviço

Audiência pública para apresentação do resultado final da pesquisa sobre a Pesca da Tainha na Ilha do Mel
Local:  Escola Rural Municipal Teodoro Valentim – Encantadas, Ilha do Mel – Paranaguá
Data: 19 de dezembro
Horário: 14h30

Mais informações: 3264-7971 – Iphan/PR

Anúncios

Sobre Iphan/PR

Há mais de 60 anos, o Iphan vem realizando um trabalho permanente de identificação, documentação, proteção e promoção do patrimônio cultural brasileiro. A 10ª Coordenação Regional, atual Superintendência Estadual do Iphan em Curitiba, surgiu a partir da evolução do Escritório Técnico do Paraná, criado em 1984 e subordinado até 1990 à 9ª CR.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s