Oficinas de Pêssankas entram na reta final

Acontecem, em novembro, as últimas edições das oficinas do projeto Pêssanka: ovos escritos, expressão da cultura ucraniana no Brasil. Nos dias 10 e 11 de novembro, as oficinas serão em Linha Vitória, no município de Cruz Machado. Já nos dias 15 e 16 serão realizadas as últimas oficinas, na Colônia Fluviópolis, no município de São Mateus do Sul, ambos no Paraná.

Oficina de Pêssankas

Oficina de Pêssankas

Ao todo, 23 comunidades do Paraná e de Santa Catarina participaram do projeto, que foi selecionado no edital PNPI 2011 do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). O projeto teve como objetivo pesquisar, registrar e difundir o conhecimento sobre essa arte, tão tradicional nas comunidades ucranianas rurais do Paraná e de Santa Catarina.

Além das oficinas, também foram realizadas ao longo do projeto palestras sobre o desenvolvimento do turismo e a continuidade da arte da pêssanka nas comunidades. Ao final das oficinas, os alunos estão deixando uma das pêssankas feitas para o futuro museu ucraniano, que está sendo planejado nas dependências do Centro de Eventos São Basílio Magno em União da Vitória.

Mais informações: www.culturaucraniana.com.br

Anúncios

Sobre Iphan/PR

Há mais de 60 anos, o Iphan vem realizando um trabalho permanente de identificação, documentação, proteção e promoção do patrimônio cultural brasileiro. A 10ª Coordenação Regional, atual Superintendência Estadual do Iphan em Curitiba, surgiu a partir da evolução do Escritório Técnico do Paraná, criado em 1984 e subordinado até 1990 à 9ª CR.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s