Antonina recebe oficinas de Educação Patrimonial

Nos dias 10 e 24 de novembro, os educadores da rede pública de Antonina irão participar de oficinas de Educação Patrimonial oferecidas pela Superintendência do Iphan no Paraná. Os encontros têm como objetivo a reflexão, o debate e a construção de uma noção compartilhada de patrimônio cultural.

O centro histórico da cidade e o complexo das Indústrias Reunidas Francisco Matarazzo (IRFM), em Antonia, foram tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em janeiro desse ano. A cidade é o terceiro centro histórico tombado em nível federal no Paraná. Os outros dois são a Lapa, cujo centro histórico foi tombado em 1998, seguida de Paranaguá, com tombamento foi anunciado em 2009.

Para abrir as atividades das oficinas, no dia 17 de outubro, o superintendente do Iphan no Paraná, José La Pastina Filho ministrou a palestra O que é Patrimônio Cultural?. “Patrimônio é aquilo que, em um determinado momento, entende-se que é importante para representar aquelas pessoas ou aquele lugar. Só se preserva aquilo que a comunidade exige que seja reconhecido como parte da sua identidade”, explicou La Pastina.

Durante as oficinas, além de discutir as formas e instrumentos de proteção e preservação desse patrimônio e recolher sugestões de como introduzir a temática do patrimônio nas escolas, será apresentado aos educadores do município o Jogo do Patrimônio. Este jogo é baseado nos princípios do RPG (Role-Playing Game, Jogo de Interpretação de Personagem) que mistura estratégia e imaginação. Nele, os jogadores interpretam diferentes personagens e superam desafios de acordo com as regras descritas por um narrador.

O Jogo do Patrimônio se passa em uma cidade imaginária em processo de tombamento. Os personagens devem, então, participar ativamente do processo, escolhendo qual a área a ser tombada e defendendo a importância de sua preservação para a história do município. Após as oficinas, o material poderá ser cedido por até cinco anos às escolas interessadas no desenvolvimento de atividades de educação patrimonial.

O superintendente do Iphan no Paraná, José La Pastina Filho ministrando a palestra O que é Patrimônio Cultural?

 

Oficinas de Educação Patrimonial em Antonina
Data: 10 e 24 de novembro
Horário: período integral – manhã e tarde
Local: Colégio Estadual Brasílio Machado, Antonina/PR

Mais informações: (41) 3264-7971

 

 

 

Anúncios

Sobre Iphan/PR

Há mais de 60 anos, o Iphan vem realizando um trabalho permanente de identificação, documentação, proteção e promoção do patrimônio cultural brasileiro. A 10ª Coordenação Regional, atual Superintendência Estadual do Iphan em Curitiba, surgiu a partir da evolução do Escritório Técnico do Paraná, criado em 1984 e subordinado até 1990 à 9ª CR.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s