Seminário Internacional promove preservação preventiva

Acontece nos dias 22 e 23 de outubro, em Curitiba, o Seminário Internacional Patrimônio Cultural: Difusão e Aplicação da Conservação Preventiva. A proposta do evento é a disseminação do conhecimento na área da preservação do Patrimônio Cultural no âmbito da Conservação Preventiva, sua difusão e aplicação. O evento é promovido pela Associação de Restauradores e Conservadores de Bens Culturais do Paraná – ARCO.it –  e pelo Instituto Federal do Paraná – IFPR, Campus Curitiba.

A cerimônia de abertura, que acontece a partir das 9h30 do dia 22 de outubro, contará com a presença do superintendente do o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Paraná, José La Pastina Filho, da presidente da Arco.it, Oriete Cavagnari, do diretor do IFPR, Luiz Gonzaga Araújo, da coordenadora de Patrimônio Cultural da Secretaria de Cultura do Paraná, Rosina Coeli Parchen, e da diretora de Patrimônio Cultural da Fundação Cultural de Curitiba, Marili Azin. O seminário é aberto ao público.

Mais informações: http://arcoit.com.br

Para a preservação do Patrimônio Cultural, considera-se de extrema relevância a Conservação Preventiva, que segundo Gael de Guichen, requer uma profunda mudança de mentalidade:

“Onde ontem se viam objetos, hoje devem ser vistas coleções.

Onde se viam depósitos, devem ser vistos edifícios.

Onde se pensava em dias, agora se deve pensar em anos.

Onde se via uma pessoa, devem ser vistas equipes.

Onde se via uma despesa de curto prazo, deve-se ver um investimento de longo prazo.

Onde se mostram ações cotidianas, devem ser vistos programas e prioridades.

A conservação preventiva significa assegurar a sobrevida das coleções”.

(Guichen. ICOM-CC.1995 p. 2)

O Seminário Internacional Patrimônio Cultural contará com a presença de palestrantes com larga experiência em suas áreas de atuação, tanto no Brasil como no exterior. Entre eles:

Antonio Mirabile – Restaurador de Arte e Documentos em Papel, Consultor da UNESCO, membro do Comitê Francês do Escudo Azul. (CFBB)

Gael de Guichen – Engenheiro Químico e referência mundial no tema Conservação Preventiva. Trabalhou na conservação de Pinturas Rupestres de Lascaux, França. Coordenador do grupo de trabalho para a conservação das pinturas rupestres de Altamira, Espanha. Presidente de Honra do International Centre for the Study of the Preservation and Restoration of Cultural Property (ICCROM)

Igor Chmyz – Possui graduação em História e Geografia pela Universidade Federal do Paraná.Doutorado em Ciências (Antropologia – Arqueologia) pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Pesquisador Associado do Centro de Estudos e Pesquisas Arqueológicas e professor sênior do Programa de Pós Graduação em Antropologia Social- UFPR. Tem experiência na área de Arqueologia, com ênfase em Arqueologia de Salvamento, atuando principalmente nos seguintes temas: arqueologia brasileira, arqueologia paranaense, arqueologia pré-histórica e histórica.

Janice Bernardo – Arquiteta e Urbanista pela Universidade Federal de Santa Catarina. Especialização em Restauro Arquitetônico Decorativo pela Kepha do Vaticano e mestrado em Engenharia Florestal. Doutorado em andamento, área de Tecnologia e Utilização de Produtos Florestais pela Universidade Federal do Paraná. Atuou como professora no ensino de graduação do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Paraná e na Universidade do Contestado-UnC, Curitibanos SC. Tem experiência na área de teoria e história da Restauração, da Arquitetura e do design de Interiores, atuando principalmente nos seguintes temas: patrimônio histórico, restauração e tecnologia da madeira.

Saint-Claire Honorato – Procurador de Justiça. Coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção ao Meio Ambiente – Ministério Público do Paraná.

Silmara Kuster – Licenciatura em Educação Artística pela Faculdade de Educação Musical do Paraná e Licenciatura em Desenho pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Especialização em Fundamentos Estéticos para a Arte-Educação pela Faculdade de Artes do Paraná. Especialização em Conservação de Obras sobre Papel pela Universidade Federal do Paraná. Mestrado em Tecnologia na Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Atua na área de pesquisa em Conservação Preventiva. Coordenadora do Curso de Bacharelado em Museologia da Universidade de Brasília

Anúncios

Sobre Iphan/PR

Há mais de 60 anos, o Iphan vem realizando um trabalho permanente de identificação, documentação, proteção e promoção do patrimônio cultural brasileiro. A 10ª Coordenação Regional, atual Superintendência Estadual do Iphan em Curitiba, surgiu a partir da evolução do Escritório Técnico do Paraná, criado em 1984 e subordinado até 1990 à 9ª CR.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s