Workshop Internacional discute tombamento, turismo e preservação em Antonina

Acontece, entre os dias 24 de setembro e 21 de outubro, em Antonina, no litoral do Paraná, o workshop internacional Desenvolver territórios vulneráveis: sustentabilidade e ações integradas para o futuro de Antonina. O evento tem como objetivo levantar diversos temas sobre o desafio do desenvolvimento local sustentável em um território costeiro ambientalmente vulnerável.

Antonina

Entre os temas abordados está o tombamento do centro histórico da cidade e do complexo das Indústrias Reunidas Francisco Matarazzo (IRFM), que aconteceu em janeiro desse ano. No evento, serão discutidas questões como: Como utilizar o tombamento como um diferencial turístico da cidade? A restauração do Centro Histórico e do Complexo Matarazzo podem impulsionar o turismo? Como fazer esta restauração? O tombamento permite que o município acesse recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) das cidades históricas. Como conseguir e utilizar este recurso?

Para falar sobre as diretrizes e normas de preservação para áreas urbanas tombadas, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) destacou o arquiteto Moises Stival. A palestra acontece na quinta-feira, dia 4 de outubro, às 9h. Antonina é a terceira cidade no Paraná a ser preservada pelo patrimônio histórico federal. A primeira foi a Lapa, em 1998, seguida de Paranaguá, em 2009.

Serviço

Palestra sobre as diretrizes e normas de preservação para áreas urbanas tombadas
Data: quinta-feira, 4 de outubro
Horário: 9h
Local: Teatro Municipal de Antonina – Rua Doutor Carlos Gomes da Costa, 322

Mais informações: www.ademadan.org.br

Anúncios

Sobre Iphan/PR

Há mais de 60 anos, o Iphan vem realizando um trabalho permanente de identificação, documentação, proteção e promoção do patrimônio cultural brasileiro. A 10ª Coordenação Regional, atual Superintendência Estadual do Iphan em Curitiba, surgiu a partir da evolução do Escritório Técnico do Paraná, criado em 1984 e subordinado até 1990 à 9ª CR.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s